quarta-feira, 4 de julho de 2012

Oficina construirá proposta para regulamentar o manejo sustentável da Palmeira Juçara

Hoje a Rede Juçara inicia em Porto Alegre mais uma etapa do projeto "Palmeira Juçara e Comunidades: manejo sustentável e promoção da cadeia de valor dos frutos", contemplado pelo Programa PDA Mata Atlântica, do Ministério do Meio Ambiente. Organizado pela ONG Anama, a Oficina de Construção Participativa de Diretrizes de Manejo Sustentável da Palmeira Juçara objetiva a construção de diretrizes de manejo da espécie para produção de frutos e sua regulamentação para produção orgânica. Da oficina tem-se a expectativa de se sair com um documento que servirá de base para a elaboração de texto para compor o Anexo da Instrução Normativa Conjunta nº17 MAPA/MMA, de 28 de maio de 2009 (extrativismo orgânico). Estão inscritos mais de 40 participantes das regiões Sul e Sudeste do Brasil, entre agricultores, pesquisadores, técnicos governamentais e não-governamentais diretamente envolvidos com a produção e manejo da Palmeira Juçara.


Além da programação das discussões da oficina, destacam-se o Café Biodiverso, que contará com uma mesa recheada de produtos da agricultura familiar e à base de frutas nativas, a despolpa dos frutos da juçara e a degustação do chamado "Capuccino da Mata Atlântica". O evento, que acontece no Convento dos Capuchinhos, se encerra na quinta-feira, 5 de julho.

A oficina de Porto Alegre é o segundo passo de um projeto que se iniciou com a Oficina de Mapeamento da Cadeia de Valor da Polpa dos Frutos da Palmeira Juçara e Priorização dos Territórios, realizada nos dias 24 e 25 de maio, no Rio de Janeiro. Este vídeo é um registro deste primeiro encontro.


Para ler mais sobre o projeto e as ações da Rede Juçara, acesse o site www.redejucara.org.br.

Nenhum comentário: