quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Conciencia Negra en Brasil

Estamos de volta. E estamos com tudo. Ano novo, mesmos sonhos, lutas antigas. Resistência renovada na energia que vem da realidade.

Em novembro montamos uma reportagem a pedido do quadro Outro Olhar, da TV Brasil, para a semana da consciência negra. Usamos nosso material de arquivo, produzido na cobertura engajada envolvendo o Quilombo da Família Silva, trechos do vídeo que estamos entregando para a SID, sobre o Encontro da Diversidade Cultural, imagens que filmamos para a Rede Mística Feminina do Meio Popular, e pequenos recortes do filme O Grande Tambor, lançado em dezembro em Pelotas e Porto Alegre.

Esta matéria está agora na edição de janeiro do Desinformémonos. Um site que, segundo Gloria Muñõz, é uma ferramenta de luta por um mundo justo, livre e democrático. Que aderiu às batalhas que se passam “abajo y a la izquierda”, à margem do poder e dos poderosos. Que está do lado da autonomia dos povos, pelo direito que eles decidam sobre seus próprios destinos. Feito por pessoas que são fruto de uma luta que, desde 1º de janeiro de 1994, os transformou: o levantamento do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN). Por isso, pra nós do Coletivo Catarse, estar nesta página abre um sorriso, de quem segue no caminho sabendo para onde vai.

Nenhum comentário: