quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Domingo, rumaremos a São Gabriel!

Neste domingo eu e meu colega Rafael Corrêa iniciaremos uma empreitada de 4 dias acompanhando as famílias do MST que irão receber as terras desapropriadas pelo INCRA em São Gabriel.
A área mais importante e que contará com evento de entrega de posse às famílias no dia 18 é a da famosa Southall. Eleita área símbolo, teve metade de seus quase 10 mil hectares direcionados ao processo de Reforma Agrária na região.
Ao todo, serão 602 famílias assentadas em mais 4 áreas além da Southall em São Gabriel, o que promete modificar sensivelmente a economia e o panorama político do município.
Nos primeiros meses de 2007 estivemos também viajando o Rio Grande do Sul inteiro, conhecendo acampamentos e assentamentos. Vimos de perto como se encontrava o entrave na Southall, com pressão forte de ruralistas e com a brigada militar fazendo as vezes de milícia do agronegócio. A situação no município era tensa.
Finalmente o dono daquela grande área não suportou as pressões de seus credores e cedeu ao INCRA nas negociações de metade de sua área. Provavelmente muito do dinheiro aplicado ali já deva estar retornando, inclusive, aos cofres públicos enquanto o cidadão procura limpar o seu sujíssimo nome na praça.
Quem não gostou nem um pouco foram os brutamontes da Farsul, que estão indignados com o Sr. Southall e devem estar babando de raiva pelas zonas do alto meretrício da fronteira sudoeste do estado.
Vai ser uma experiência sensacional, sem sombras de dúvidas, coroando um final que pleiteávamos presenciar e registrar desde que iniciamos nosso trabalho com o movimento em 2007. Vimos surgir acampamentos, vimos áreas de assentamento de 1, 3, 7, 13 e 17 anos. Presenciamos a transformação da terra, a prova viva de que a Reforma Agrária se não é "a" solução para o Brasil, é uma das principais. Agora, vamos ver a entrega de uma área, a felicidade daquelas famílias que irão receber o seu lote e vamos conversar sobre as suas perspectivas de futuro, sobre como foi o seu período de luta, suas esperanças. Enfim, um belo "final feliz" de uma história que recém está começando.
Coisas da Catarse...

Nenhum comentário: