quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Oficinas de vídeo e lançamento do DVD do Boca de Rua

Nesta semana tive a grata satisfação de participar de uma cerimônia de formatura um pouco diferente.

Na última segunda-feira, dia 10 de novembro, ocorreu nas instalações do GAPA/RS, no Bairro Cidade Baixa, a diplomação de moradores de rua que participaram de oficinas de fotografia, internet, vídeo, entre outros.

Eu e o colega de Catarse, Rafael Corrêa, com auxílio da Têmis, ministramos a oficina de vídeo. Desta saíram 3 filmes que formam um DVD que será lançado no próximo sábado, dia 15 de novembro, a partir das 15h, na Feira do Livro de Porto Alegre. Mais precisamente na Sala do Pensamento, Armazén A do Cais do Porto.

Serão apresentados os 3 vídeos e vendidos os DVDs, com a renda sendo revertida integralmente aos participantes das oficinas.



Os 3 filmes vieram de idéias concebidas pelos próprios moradores de rua, com destaque para o pequeno curta ficção - que apresentamos aqui - A História Perdida dos Meninos da Rua, com roteiro, produção e direção dos próprios oficinandos (apenas a edição foi feita pela Catarse). Os outros dois foram um exercício de câmera, em que comentam situações corriqueiras de suas vidas, chamado Wilson que filmou Maneco que filmou Paulo que filmou Barbie que filmou Mc Dom que filmou Gilmar que filmou Chinesa que filmou Diego que filmou geral, e um pequeno documentário sobre as oficinas, com eles falando, então, de suas vidas e suas dificuldades, chamado Não Perca as Esperanças.

A nota ruim fica por conta de que dois deles - a Chineza e a Barbie - vieram a falecer recentemente, mas tiveram uma homenagem prestada no DVD, com texto da Chineza, inclusive, na contra-capa. Infelizmente, estas duas pessoas com quem convivemos algum tempo não puderam assistir em carne e osso ao seu próprio trabalho finalizado, mas temos certeza de que, se existe algo além desta vida, eles estão observando e estão muito felizes com o resultado final.

Assista ao pequeno filme aqui embaixo e compareça lá na Feira do Livro, dia 15, para prestigiar um trabalho sensacional de pessoas que são diariamente reprimidas pelo preconceito e a imposição da baixa-estima pela sociedade. É, sem sombras de dúvida, uma grande vitória.



* Relato de Gustavo Türck

** as oficinas foram uma promoção da Alice (Agência Livre para informação, cidadania e educação), via projeto do Jornal Boca de Rua, com a parceria do GAPA/RS (Grupo de Apoio e Prevenção à AIDS). As cópias dos DVDs foram patrocinadas pela Graturck.

Nenhum comentário: